Retrospectiva de ações 2020

0
799

Em comemoração ao final deste ano, a Prefeitura de Lajeado traz uma retrospectiva com as principais ações realizadas no ano de 2020.

JANEIRO

Prefeitura de Lajeado inicia ano letivo com inauguração de reformas em 03 escolas

Após o período de férias escolares, a prefeitura de Lajeado iniciou o ano letivo de 2020 com a inauguração das reformas nas unidades educacionais da rede municipal de ensino. As obras tiveram início nesta semana na Escola Municipal Sebastião de Sales Monteiro e Centro Educacional Infantil Dona Antônia Sales Monteiro, localizadas no centro do município, e também na Escola Municipal Juscelino Kubitschek, localizada na Comunidade Pedreira.

Prefeitura de Lajeado realiza manutenção em estradas vicinais

A Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Lajeado iniciou o trabalho de recuperação das estradas vicinais do município. O serviço foi iniciado no vão do cachorro em uma ladeira chamada “ladeira do Pastor Ilton”, estrada que é rota do transporte escolar e beneficia muitos moradores da região.

Governador Mauro Carlesse recebe prefeito Júnior Bandeira

Na ocasião, o prefeito apresentou demandas de melhorias para o desenvolvimento do município de Lajeado e ainda destacou a importância do trabalho conjunto entre o Município, o Estado e o Governo Federal.

Em Lajeado, profissionais da educação receberão 12,84% de reajuste salarial de acordo com o piso do magistério

Mostrando grande compromisso com a valorização do servidor, a Prefeitura Municipal de Lajeado, que tem a frente o prefeito Júnior Bandeira, disponibilizará o reajuste salarial de acordo com o piso do magistério. Isso significa um aumento de 12,84% para os profissionais da educação.

 

FEVEREIRO

Prefeitura de Lajeado e Unitins firmam parceria para projetos de Formação Continuada

Com o objetivo de capacitar os profissionais da educação para exercer suas funções prezando a qualidade do ensino no ambiente escolar, a secretária de Educação do município de Lajeado, Luiza Brasileiro, esteve em reunião na manhã desta segunda-feira, 03/02, com a vice-reitora da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), Darlene Teixeira, para firmar parceria nas formações pedagógicas de professores, além de trabalhar também com as famílias e estudantes.

1º Seminário de Acesso ao Crédito foi realizado em Lajeado

Com o objetivo de aproximar empresários, produtores rurais e instituições bancárias, a Secretaria de Agricultura em parceria com o Banco da Amazônia (Basa) realizou o 1º Seminário de Acesso ao Crédito no município de Lajeado.

Prefeitura de Lajeado realiza operação tapa-buracos, manutenção na iluminação pública e serviços de limpeza

A prefeitura de Lajeado realiza diversos trabalhos de restauração, manutenção e limpeza no município. Nesta sexta-feira, a equipe de iluminação começou com a instalação de lâmpadas de leds e as equipes de roçagem já iniciaram os serviços de limpeza urbana, intensificando o trabalho de limpeza de lotes baldios e áreas públicas.

Lançamento do Projeto FETRAN em Lajeado

Aconteceu na manhã desta sexta-feira, 28/02, o lançamento do Projeto Fetran no município de Lajeado. Participaram da cerimônia o chefe da 1ª Delegacia da Polícia Rodoviária de Palmas, Almir Eustáquio, a secretária de Educação, Luiza Brasileiro, professores, vereadores, secretários municipais, pais e estudantes.  O projeto é organizado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e a Secretaria de Educação.

 

MARÇO

Reativação da Feira do Produtor Rural em Lajeado

A Prefeitura Municipal de Lajeado, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento vai reativar no próximo dia 20/03, às 17h, a Feira do Produtor Rural no município. A comunidade poderá comprar alimentos orgânicos e produtos artesanais, direto do produtor. Funcionará todas as sextas-feiras, na Feira Coberta.

Saúde e Educação se reúnem para adotar medidas de prevenção do novo coronavírus nas escolas

A prefeitura do município de Lajeado por meio das Secretarias de Educação e Saúde informa que não irá suspender as aulas da rede municipal de ensino. Apesar da suspensão das aulas na rede estadual determinada pelo governador Mauro Carlesse, o estado do Tocantins não tem registro de casos do novo coronavírus, o Covid-19, apenas duas suspeitas.

Prefeitura de Lajeado decreta situação de emergência na saúde pública

O prefeito do município de Lajeado, Júnior Bandeira, esteve reunido na manhã desta sexta-feira, 20/03, com os secretários municipais para discutir sobre a adoção das medidas propostas para prevenção do COVID-19 e ações que serão realizadas para tratar da redução do contato social que, consequentemente, reduzirá as chances de transmissão do vírus. No Tocantins há um caso confirmado de infecção pelo novo Coronavírus.

 

ABRIL

Prefeito Júnior Bandeira determina antecipação de férias escolares em Lajeado

O prefeito Júnior Bandeira decretou a antecipação das férias escolares da rede municipal de ensino de Lajeado, que tiveram início nesta quarta-feira, 01/04, e seguem até o dia 30 de abril. Ainda considerando que o pico do surto do coronavírus está previsto para os meses subsequentes, há possibilidade do surgimento de novas medidas para a prevenção da Covid-19.

Saúde de Lajeado realiza Blitz Educativa contra o coronavírus

Com o objetivo de conscientizar a comunidade dos cuidados necessários para evitar a transmissão e ressaltar sobre a importância de cumprir as medidas de combate ao coronavírus, a Secretaria de Saúde de Lajeado realizou uma Blitz Educativa na manhã desta quinta-feira, 09/04. A ação aconteceu na entrada do município e nas principais avenidas.

Confira na íntegra o Plano de Contingência Covid-19

Este documento visa apresentar as ações que o município de Lajeado está desenvolvendo de acordo com as metas e objetivos estabelecidos pelo Plano de Contingência Nacional para Infecção Humana pelo novo Coronavírus. Diante da situação de Emergência de Saúde declarada no dia 31 de janeiro de 2020 pela Organização Mundial de Saúde, todos os municípios devem estar preparados para a contenção do vírus.

Sítio Arqueológico Caititu de Lajeado ganha passarela do Iphan

O sítio arqueológico Caititu, em Lajeado, localizado na serra ao lado da cidade no vão do canário, ganhou uma passarela de visitação que foi implantada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em parceria com a Prefeitura Municipal de Lajeado. O prefeito Júnior Bandeira juntamente com a secretária de Meio Ambiente e Turismo, Alinne Rodrigues, e com uma equipe do Iphan realizaram uma visita na manhã desta quarta-feira, 29/04, para verificação da etapa final da obra.

 

MAIO

Secretaria de Saúde anuncia 1º caso confirmado do coronavírus em Lajeado

A Secretaria de Saúde divulgou na última quarta-feira (20) um novo boletim com atualizações a respeito do novo coronavírus e confirmou o primeiro caso de infecção pela covid-19 em Lajeado. O caso confirmado é do sexo feminino, 38 anos, é técnica de enfermagem e presta serviços no Posto de Saúde de Lajeado e na UPA em Palmas.

Lajeado faz barreiras sanitárias para orientar moradores após confirmar primeiro caso de Covid-19

Lajeado, que fica na região central do Tocantins, fechou três vias que dá acesso à cidade e montou barreiras sanitárias em dois locais para orientar as pessoas que entram e saem do município. As medidas foram tomadas após a confirmação do primeiro caso de Covid-19.

 

JUNHO

Profissionais da saúde de Lajeado participam de treinamento sobre coronavírus

Os profissionais da Secretaria Municipal de Saúde de Lajeado que atuam na linha de frente contra a pandemia do coronavírus participaram na manhã desta sexta-feira, 05/06, de um treinamento sobre a importância do manejo clínico dos profissionais no atendimento de casos de infecção por Covid-19. A capacitação foi realizada pela médica Danictieli Junqueira e teve apoio do Comitê Operacional de Emergência (Coe).

Prefeitos de Lajeado, Miracema e Tocantínia se reúnem para harmonizar medidas contra a Covid-19

O prefeito Júnior Bandeira realizou na tarde desta quarta-feira, 10/06, uma reunião com o prefeito de Miracema, Saulo Milhomem, e com o prefeito de Tocantínia, Manoel Silvino, para discutir sobre ações que serão desenvolvidas em conjunto a fim de conter o fluxo de turistas nas praias e nos pontos turísticos que existem nos três municípios. O objetivo foi reforçar a necessidade de prevenção ao novo coronavírus durante a temporada de praia, além de alinhar os trabalhos que serão aplicados em conjunto para enfrentamento à Covid-19.

Prefeitura de Lajeado lança plataforma com atividades para alunos da rede municipal

Com o objetivo de apoiar e incentivar o desenvolvimento pedagógico dos alunos que estão com aulas suspensas devido à pandemia do coronavírus, a Prefeitura Municipal de Lajeado, através da Secretaria de Educação e Cultura, lança na próxima quinta-feira, 18/06, a plataforma de aprendizagem virtual Escola em Casa.

 

JULHO

Prefeito Júnior Bandeira recebe dois maquinários do Governo do Estado 

O prefeito de Lajeado, Júnior Bandeira, esteve presente na cerimônia de entrega dos maquinários pesados que aconteceu no Palácio Araguaia, nesta sexta-feira, 10/07, em Palmas. O governador do Estado do Tocantins, Mauro Carlesse, finalizou o ciclo de entrega das máquinas aos 139 municípios do Estado.

Educação: Lajeado recebe novo ônibus para ampliar a frota escolar

A rede municipal de ensino de Lajeado vem recebendo cada vez mais investimentos para ofertar um ensino de qualidade. A Secretaria de Educação quer garantir que as condições no âmbito escolar sejam melhores.  Além das melhorias na capacitação de toda a equipe pedagógica e na infraestrutura, a Secretaria de Educação foi contemplada com um novo ônibus, através de mais uma parceria com o Governo Federal, por meio do Programa Caminho da Escola.

Secretário de Agricultura de Lajeado participa de reunião de orientação para expandir comercialização de produtos de origem animal

O Secretário de Agricultura de Lajeado, Washington Martins, participou na manhã desta quinta-feira, 30/07, de uma teleconferência com secretários de Agricultura de 15 municípios e com representantes da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro) para debater sobre a formalização de consórcios multifinalitários com o Serviço de Inspeção Municipal (SIM). A reunião teve o objetivo de formalizar os consórcios para atender as demandas de comercialização de produtos de origem animal, além de orientar os agentes públicos sobre os serviços.

 

AGOSTO

Prefeitura de Lajeado intensifica recuperação de pontes e estradas

Os serviços desenvolvidos pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento de Lajeado seguem a todo vapor no município. A manutenção de estradas vicinais, reestruturação e recuperação de pontes em regiões rurais são alguns dos trabalhos que estão sendo executados pelos novos maquinários a fim de atender as demandas da comunidade.

Prefeitura de Lajeado adquiriu três motos para trabalho de monitoramento da Segurança Pública

A Prefeitura Municipal de Lajeado adquiriu três novas motocicletas para atender as demandas de monitoramento da Segurança Pública na cidade. Os veículos servirão para atendimento de ocorrências e será utilizado em benefício da população. Os trabalhos prestados serão executados em parceria com a Polícia Militar e Civil. Os funcionários que prestarão os serviços irão dar suporte à polícia, acionando de forma imediata em caso de situações suspeitas.

Coronavírus: Coe e Polícia Militar realizam fiscalização do cumprimento de medidas em Lajeado

Com o intuito de evitar a propagação da Covid-19 no município de Lajeado, que contabiliza 25 casos confirmados de infecção por coronavírus e 33 monitorados, a Polícia Militar, uma equipe do Comitê Operacional de Emergência (Coe) e a Vigilância Sanitária estiveram juntos nesta quarta-feira, 12, visitando chácaras e áreas que são banhadas com o rio Tocantins para orientar a população e solicitar o cumprimento do decreto municipal que proíbe a aglomeração de pessoas.

 

SETEMBRO

Escolas de Lajeado obtiveram resultados positivos nos anos iniciais do ensino fundamental no Ideb

As escolas municipais de Lajeado avançaram nas etapas do ensino estipuladas no índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2019. No entanto, apenas as turmas dos anos iniciais do ensino fundamental obtiveram resultados positivos e satisfatórios.

Secretaria de Saúde de Lajeado contrata profissionais para combate ao coronavírus

A Secretaria de saúde de Lajeado contratou médicos, enfermeiros, técnico  de enfermagem, motorista de ambulância, odontólogo e psicólogos para reforçar o combate à pandemia da covid-19 na zona rural do município. Os profissionais irão atender nas Unidades Básicas de Saúde na comunidade Pedreira a partir desta semana.

 

OUTUBRO

Educação continua com a distribuição da merenda escolar durante a pandemia

As escolas da rede municipal de ensino de Lajeado, por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), realizaram entregas dos kits da merenda escolar aos estudantes regularmente matriculados nas unidades. Por conta da crise sanitária ocasionada pela Covid-19, para cumprir com o dever de garantir a segurança alimentar dos estudantes em seus lares, a Lei nº 11.947, de regulamentação do PNAE, permite a distribuição dos alimentos.

Prefeitura divulga decreto sobre a flexibilização de atividades no município

A Prefeitura Municipal de Lajeado divulgou um novo decreto que determina a autorização  do funcionamento dos campos de futebol no município. Os representantes dos esportes desenvolvidos nos locais previstos devem se dirigir à Secretaria Municipal de Esportes para receberem as orientações necessárias.

Brigada de Lajeado com apoio do Exército e de Bombeiros Militares continua com combate às queimadas e controle de focos de fogo

A Brigada de Incêndio de Lajeado vem realizando, desde o dia xx de xxxx, o combate às queimadas que atingem o município. Na última segunda-feira, 05, a brigada com apoio do estratégico do Exército Brasileiro e de Bombeiros Militares, realizou uma operação na Serra do Lajeado (APA Área de Proteção Ambiental) para contenção dos focos e monitoramento.

Prefeitura em parceria com Instituto EDP e Associação Atenas realiza revitalização de campo de futebol em Lajeado

A Prefeitura Municipal de Lajeado continua com os serviços de recuperação dos campos de futebol no município. Mesmo em meio à pandemia causada pelo coronavírus, a administração garante que os serviços de reparação e revitalização continuem. Dessa vez, é o campo Vander Gomes Sobrinho, localizado no setor Aeroporto, que está sendo revitalizado.

 

NOVEMBRO

Júnior Bandeira é reeleito como prefeito de Lajeado

O candidato Júnior Bandeira (MDB), de 55 anos, venceu a eleição no município de Lajeado neste domingo (15). Ele teve 1.530 votos, isto é, 54,86% dos votos válidos e ficou à frente do candidato José Edival (PSC), que ficou em segundo lugar com 1.219 votos, seguido de Hilario Dias, com 40 votos.

Secretário de Saúde de Lajeado recebe premiação nota 10 para anos de 2019 e 2020 do COSEMS

No evento, os secretários da área da saúde que tiveram destaque nos trabalhos em meio à pandemia receberam prêmios do ano de 2019 e 2020 pela Diretoria do COSEMS. O secretário de saúde de Lajeado, Ronisvaldo Pinho, ficou muito lisonjeado em ter sido premiado. “Muito grato e realizado por ser contemplado pela premiação do COSEMS”, disse.

Educação: Lajeado recebe novo ônibus escolar

A rede municipal de ensino de Lajeado vem recebendo cada vez mais investimentos para ofertar um ensino de qualidade. A prefeitura de Lajeado recebeu na última segunda-feira (23) um novo ônibus para ampliar a frota escolar do município. O benefício se tornou possível com a emenda parlamentar de autoria do senador Irajá Silvestre.

Prefeito Júnior Bandeira busca em Brasília investimentos no setor da agricultura

Com intuito de promover maiores investimentos no setor da agricultura no município de Lajeado, o prefeito Júnior Bandeira esteve reunido na última quinta-feira (26) com o secretário de Política Agrícola, César Halum, para tratar de assuntos referentes ao desenvolvimento de ações no setor produtivo rural na cidade, além de discutir sobre a reforma e ampliação da feira coberta.

 

DEZEMBRO

Prefeitura apresenta à INVESTCO proposta para apoio na recuperação da área da UTC em Lajeado

O prefeito de Lajeado, Júnior Bandeira, esteve reunido na tarde desta segunda-feira, 30/11, com o engenheiro Civil e Ambiental, Fabrício Machado, com o gestor executivo do Meio Ambiente, Edson Caldeira e com o especialista em operações da INVESTCO, Inaldo Cavalcante, para discutir sobre um projeto de recuperação de áreas degradadas pelo lixão no município.

Embrapa e Prefeitura de Lajeado se reúnem para avaliação de um núcleo de pesquisa em lajeado

Nesta última semana, o secretário de Assistência Social de Lajeado, Levi Lopes, se reuniu com a pesquisadora do Núcleo de Pesca e Aquicultura, Flávia Tavares de Matos, com a Analista de Transferência de Tecnologia, Marcela Mataveli, e com o empresário na área da Piscicultura, Walber da Silva Curvelo.  O encontro teve o objetivo de buscar apoio e parceria com a Embrapa para que seja implantado um Núcleo de Pesquisa Experimental  em Lajeado.

Prefeitura de Lajeado compra equipamentos para serviços de saúde

A Prefeitura de Lajeado, por meio da Secretaria de Saúde, adquiriu equipamentos necessários para serviços de saúde. Os materiais já estavam sendo adquiridos durante o ano, mas por conta da pandemia, as quantidades dobraram e novos materiais passaram a fazer parte das aquisições. Esses recursos se tornaram possíveis através da emenda parlamentar da senadora Kátia Abreu.

Recurso para construção de duas escolas em Lajeado foi empenhado

Nesta quinta-feira, 24, foi empenhado R$ 900.000,00 do valor total de R$ 3.852.329,58 do recurso para a construção das duas escolas no município de Lajeado, a Escola Municipal Sebastião de Sales Monteiro e Escola Municipal Juscelino Kubitschek. Os recursos são investimentos do  Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, graças ao apoio do senador Eduardo Gomes e da deputada federal Professora Dorinha. A previsão para o início das obras é para os meses iniciais de 2021.

Saúde recebe R$ 300.000,00 de incremento temporário do Piso da Atenção Básica (PAB)

O município recebeu R$ 300.000,00 de incremento temporário do Piso da Atenção Básica (PAB).  O benefício se tornou possível graças ao apoio do senador Eduardo Gomes. Os recursos serão direcionados para Ações e Serviços Públicos de Saúde.

 

FELICITAÇÕES

Depois de um ano muito difícil e também de muitas conquistas, chega o momento de agradecer e reforçar o compromisso com os lajeadenses. A administração deseja a todos um 2021 cheio de luz, prosperidade e superação. Feliz ano novo!

 

Por Amanda Mitaly/Assessoria Prefeitura de Lajeado